quarta-feira, 28 de maio de 2014

Phil Cousineau: A arte de encontrar significado na estrada (curso online)

.

Costumo seguir nas redes sociais alguns escritores que fazem a minha cabeça e um deles é o Phil Cousineau, autor de uma de minhas obras preferidas sobre viagem, a inspiradora A Arte da Peregrinação, já resenhada aqui no blog; também escreveu um texto intitulado A jornada do Herói, abordando a vida e a obra de Joseph Campbell, de quem foi amigo e discípulo.

O Phil escreve sobre temas que, de maneira geral, abordam o lado espiritual da vida, apoiado em áreas do saber como a arte, história, filosofia, mitologia e literatura; suas buscas, entretanto, não se restringem apenas à pesquisa acadêmica, de modo que vira e mexe ele cai na estrada, muitas vezes levando grupos de estudo a locais como Grécia, Irlanda e Turquia e se você for dar uma olhada na programação dessas e de outras viagens no site do autor, acabará como eu, sonhando em um dia fazer parte de um desses grupos.

Mas para tudo há uma alternativa: acabei de me inscrever em um curso online que será conduzido pelo Phil Cousineau com início na próxima semana, dia 02 de junho. Pareceu-me muito interessante e achei que valeria a pena divulgá-lo aqui no blog, uma vez que o conteúdo pode servir de inspiração aos leitores que curtem a temática da viagem X processo de transformação interior.

O curso, que será ministrado pelo Phil e por Mary Ann Brussat, co-diretora do site Spirituality&Practice, intitula-se “Transformative Travel: The Art of Finding Meaning on the Road with Phil Cousineau”. (Viagem Transformadora: a Arte de Encontrar Significado na Estrada). O que você lerá a seguir foi retirado do site que hospeda os cursos online. (links no final do post).

"Eu cheguei à grata conclusão de que não existe algo como um destino chato e que não há desculpas para viagens sem sentido", diz Cousineau sobre sua filosofia. "Tudo o que precisamos fazer é abrir nossos corações e mentes, seguir algumas práticas distintas de estrada, tentar alguns truques de perspectiva e ser curioso e respeitoso onde quer que vamos. Desse modo, podemos descobrir o que os antigos chamavam de ‘a alma do mundo'. Se tivermos sorte o suficiente para experimentar isso, podemos sentir os nossos espíritos se elevarem, e sentir o tipo de transformação que grandes viajantes da história, de Ibn Battua a Freya Stark, Mark Twain a Pico Iyer, têm escrito - a capacidade de voltar para casa novamente e ver os nossos próprios quintais como solo sagrado ".

Este curso online é elaborado com muitas práticas, rituais, cerimônias, truques de atenção e intenção, com o intuito de incentivá-lo a criar a sua próxima viagem de forma a evocar mais compreensão, alegria e significado. Você receberá e-mails às segundas, quartas e sextas-feiras, no período de 2 a 27 de junho de 2014 com o seguinte conteúdo:

• ensaios de Phil sobre maneiras de encontrar sentido na estrada
• listas de leitura e filmes sugeridos
• galerias de fotografias de viagens de Phil para contemplação
• links para músicas, pinturas, e grupos de viagem
• participação em uma teleconferência de uma hora, durante o qual vai responder a perguntas e compartilhar novas ideias sobre como fazer de sua viagem um momento sagrado
• acesso a um grupo de Prática on-line onde você pode compartilhar suas epifanias de viagem com outras pessoas de todo o mundo

Cadastre-se e amplie as suas noções sobre tudo o que o curso pode oferecer - se você está planejando uma viagem ao exterior, visitando um parque ou uma nova cidade, ou se aventurar a uma parte diferente da sua própria comunidade. Afinal, se a vida é uma viagem e o mundo uma pousada, como um homem sábio disse certa vez, então cabe a você decidir se você vai embarcar como turista, viajante, ou peregrino, o que em troca determinará se você será um estranho ou um amigo desconhecido àqueles que você encontrar na estrada longa e sinuosa. É chegada a hora de se abrir à sua própria jornada.
Links de interesse:

Palestra no Phil Cousineau no TEDx (em inglês)
Curso online do site Spirituality&Practice. Clique aqui.
Site do autor: philcousineau.net


4 comentários :

  1. Oi Paulo, eu cheguei ao teu blog há pouco, muito por acaso (ou não). Estive explorando-o e estou fascinada e exclamando: Como eu não achei isso antes! Claro que é porque o meu despertar para uma infinidade de questões relacionadas ao tema de que tratas estão sendo despertados em mim agora ou porque só agora tomo consciência. Enfim, tudo o que trazes é bom demais, as referência de leituras, etc. Vou correndo atrás de muitas dicas. Muito bom encontrá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Carmen! Que bom saber que a gente não escreve à toa, né? Em breve postarei um texto muito legal. Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo estou fazendo o curso do Cousineau por causa desta indicação sua e porque li - e vivo relendo - o maravilhoso A arte da peregrinação. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Bea! Depois me diz o que achou do curso. Namastê!

      Excluir