domingo, 23 de maio de 2010

T. Enami: mestre japonês da fotografia

.
Descobri quase que por um acaso um fotógrafo japonês espetacular ao escrever uma matéria postada anteriormente aqui no Odepórica. Gostei tanto do trabalho dele que até resolvi mudar a foto da abertura lá de cima, a que dá a cara ao blog e que insinua mais ou menos o espírito dos textos que aos poucos vão alimentando esse diário eletrônico. Eu achei o máximo e duvido que você também não se encante com as fotos desse gênio das lentes japonês.

T. Enami, o fotógrafo a quem presto homenagem aqui (o posudo vestido de samurai aí acima), nasceu em Tóquio em 1859 e partiu para o andar de cima em 1929. Foi um dos pioneiros da fotografia no Japão no final do século XIX e início do XX. Começou sua carreira como fotógrafo tradicional mas logo se especializou nas imagens “modernas” dos estereogramas, que são aqueles slides tão comuns e divertidos que fizeram sucesso até poucas décadas atrás.

As cores desses estereogramas (os do Enami) eram todas pintadas a mão. O estereograma funciona de uma maneira simples e peculiar: duas imagens bidimensionais quase idênticas são tomadas de ângulos levemente diferentes que, quando vistas juntas através de um estereógrafo (um tipo de binóculo) parecem ser tridimencionais. Eu tinha um desses quando menino (ainda o mantenho) e adorava passar as imagens daqueles slides trazidos por meus pais do Canadá... quantas viagens não fiz para lá através daquelas lentes!

T. Enami teve estúdios em Yokohama, no Japão, e também em Hong Kong e nas Filipinas. O danado gostava de viajar e suas inúmeras tomadas foram vendidas no mundo inteiro, por conta do sucesso que fazia entre os turistas e viajantes que compravam suas imagens. Por puro preconceito, provavelmente por conta desse lado comercial, T. Enami não teve o merecido reconhecimento de sua arte enquanto vivia (pelo menos não tanto quanto outros fotógrafos japoneses contemporâneos seus), mas o tempo provou sua extraordinária qualidade artística e foi sua a foto de capa de uma edição especial das melhores imagens do século da revista National Geographic.

Eu sugiro que você dê uma olhada no site oficial de T. Enami depois de curtir as fotos que postei aqui no blog. São muitas, por isso visite sem pressa e aproveite para viajar pelas terras de um Japão quase lendário, tão perfeitamente retratado pelas lentes desse gênio. Para ir direto ao site, clique aqui.

Se você quiser fazer um passeio mais rápido e ir direto a uma seleção de imagens cuidadosamente escolhidas por um aficionado em T. Enami, indico o álbum do Flickr de Okinawa Soba. Um show de imagens e informações bacanas.

Veja abaixo algumas das imagens que selecionei desses sites acima. Não são mesmo de tirar o fôlego? Namastê!























Nenhum comentário :

Postar um comentário